Uruguai traz atmosfera cultural à WTM Latin America

Publicado em 18/03/2019
Imagem do Artigo Uruguai traz atmosfera cultural à WTM Latin America

A ministra de Turismo, com os representantes do trade turístico do Uruguai (Crédito: Marcos Arruda)

O Uruguai, que está entre as principais rotas de turismo da arte internacional na América Latina, reforça seu título apresentando nessa WTM Latin America, em São Paulo, a exposição inédita de Pablo Picasso em Montevidéu. Essas e outras novidades serão apresentadas pelo Diretor Nacional de Turismo, Carlos Fagetti, durante os três dias de feira.

Buscando apresentar ao setor outras potências do país – além das já conhecidas Punta Del Este, Montevidéu e Colonia Del Sacramento, e a forte cultura de paz e igualdade social – a comitiva divulga e difunde ainda mais seu lado cultural com exposições, apresentações e shows, potencializados ainda mais pelo novo polo de eventos Antel Arena, inaugurado em novembro de 2018. “Essas ações mostram os outros encantos do nosso país, a arte, a cultura e o entretenimento potencializam os destinos e ajudam a distribuir a sazonalidade do turismo” diz Carlos Fagetti.

Além da arte, o Uruguai firma de maneira sólida seu nome no cenário internacional como uma das melhores rotas de vinho e enoturismo da América Latina. O destino ganhou em 2018, pelas mãos da Wine Star Awards: o reconhecimento da melhor bodega do Novo Mundo concedido a bodega Garzón, pela inovação, empreendedorismo e pioneirismo. O título reforçou ainda mais a qualidade dos produtores uruguaios e o diferencial do terroir do pequeno gigante.

Propostas originais que integram o melhor dos vinhos e azeites do país, como: os Caminhos da Vinha e das Oliveiras também são destaques na WTM.  Rotas que misturam, gastronomia e cultura do vinho em José Ignacio, Punta del Este, Aiguá, Pueblo Edén, Piriápolis e Pan Azúcar, são alguns dos destinos que compõem o turismo uruguaio.

Calendario de eventos enoturísticos

Fevereiro Março Junho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Vendimia (vindima) Festival de San Juan (festa de são João) Festival de la Poda y la Cocina Criolla

(Festival da poda e cozinha crioula)

Brotación Envero: cambio de color de la uva (mudança de cor da UVA)
Festival de la Vendimia y elección de reinas

(festival da vindima e concurso da rainha)

Festival de Tannat y el Cordero Día Internacional del Enoturismo  

Outras novidades:

Benefícios para turistas estrangeiros que pagam com cartão de crédito ou débito:

  • IVA zero nos hotéis
  • TAX FREE em locais aderidos
  • Reembolso de 22% de IVA em serviços gastronômicos, catering, aluguel de carros e serviços de mediação na locação de imóveis com destino turístico *
  • Retorno de 10,5% do aluguel de IVA de imóveis *

*de 1º de outubro de 2018 a 30 de abril de 2019.

Turismo e Natureza

No Uruguai, existem várias opções para desfrutar do turismo em espaços rurais e naturais. Navegando por extensos rios e lagoas, avistando mais de 450 espécies de aves. A oferta de estabelecimentos é diversa, tanto para quem procura ficar por várias noites, quanto para aqueles que procuram passar um dia diferente. Os visitantes podem encontrar pousadas, fazendas, estâncias e hotéis rurais uruguaios.

5 sabores típicos do Uruguai

O Uruguai é um destino incrível para se conhecer, no entanto, para viver uma experiência completa, é necessário saborear as delícias gastronômicas do país como o Chivito uruguaio; Tortas fritas: ideal para dias chuvosos geralmente são degustados com mate (infusão de erva-mate); “Asado a la parrilla”; Sobremesa Chajá e o Doce de Leite.

Com o aumento de turistas e a crescente ascensão do setor no mundo, o Uruguai vem trabalhando junto ao setor privado um novo plano nacional, que visa a melhoria do mercado de maneira sustentável, se transformando em um país multidestino com capacidade para atender a diferentes públicos.

Publicidade

Avianca