Avianca Brasil forma a primeira turma de pilotos do país composta exclusivamente por mulheres

Publicado em 12/07/2018
Imagem do Artigo Avianca Brasil forma a primeira turma de pilotos do país composta exclusivamente por mulheres

Foto: Divulgação 

A Avianca Brasil realizou, nesta quarta-feira (11/07), a formatura da primeira turma de pilotos da história da aviação nacional composta exclusivamente por mulheres. A ação faz parte do Programa Donas do Ar, que promove a equidade de gênero no ambiente de trabalho. No evento, que aconteceu no espaço 011, em São Paulo, 16 pilotas foram homenageadas pela conquista, receberam o certificado e, em breve, passarão a voar pela companhia.

“Quando começamos o projeto, em 2017, menos de 2% do nosso quadro de tripulantes técnicos era formado por mulheres. Depois da implantação do programa, essa porcentagem subiu para 5%, a maior entre as aéreas brasileiras”, explica Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil.

Donas do Ar e ONU Mulheres

O programa Donas do Ar nasceu do programa Donas da Rua, criado pela Maurício de Sousa Produções com o objetivo de incentivar o respeito e a igualdade de oportunidades entre todos. O projeto foi desenvolvido com base em três pilares: contratação de pilotas, transformação social e disseminação dos conceitos de diversidade e inclusão. Com foco no primeiro pilar, além da constante divulgação de vagas em escolas de aviação, a companhia arca com os custos de parte das horas de voos necessárias para a formação das pilotas em simuladores. Com isso, a expectativa é aumentar em 10% o número de mulheres no quadro de pilotas a cada ano.

Outra iniciativa do projeto Donas do Ar é a assinatura do Women’s Empowerment Principles, da ONU Mulheres, que estabeleceu metas relacionadas à promoção de treinamentos sobre o tema para os colaboradores; participação em grupos de diversidade; e organização de atividades e palestras com as pilotas em escolas públicas quinzenalmente.

Publicidade

Avianca

Publicidade - TV ABRAJET

Publicidade